Tudo sobre as plantas repelentes de insetos!
Existem plantas que tem um poder natural de repelir os insetos, até mesmo aqueles nos trazem doenças, como o mosquito da dengue que também transmite outras doenças. Para evitar o uso de repelentes industriais que pode causar desconforto em pessoas com alergia, as plantas repelentes de insetos são ideais para essa tarefa. Além de suas propriedades naturais, elas podem ser utilizadas no preparo de repelentes naturais.
As plantas que são repelentes possuem o óleo essencial que possuem um aroma agradável para os seres humanos, mas para os insetos são repulsivos, devido à sensibilidade alta dos sentidos dos insetos e outros animais. Mas tenha em mente que o ato de ter essas plantas em casa você irá eliminar 100% de todos os insetos da sua casa, mas pode certeza de que eles irão diminuir consideravelmente.
O aumento da quantidade de insetos em uma determinada região ocorre principalmente por um conjunto de fatores, como: água parada, zonas úmidas e com sombra, além do calor. Além de ter essas plantas cultivadas em vasos, você pode ajudar a redução da ocorrência desses insetos evitando água parada em vasos ou em recipientes que possam gerar acúmulo e deixar que o vento tenha uma boa circulação.
Como cultivar uma planta repelente de insetos
Os cultivos de plantas repelentes funcionam como qualquer outro tipo de planta, o ideal é que elas sejam plantadas em vasos e a partir daí começar os cuidados com a irrigação, adubo entre outros. Se você tiver outras plantas em outros vasinhos, você pode aproveitar seu cultivo de plantas repelentes para evitar que os insetos atrasem o crescimento das suas plantinhas, é uma solução.
Os vasinhos de planta repelente por si só já ajudam a repelir os insetos e é um método excelente para eliminar o uso de pesticidas industriais, que são agressivos à saúde, pois contém substâncias tóxicas tanto para as plantas quanto para os humanos e todo o tipo de vida animal. Em locais de grande concentração de insetos, plantas repelentes é a solução ideal.
Não esqueça que toda planta, seja ela repelente ou não, gostam de um banho de sol, então não é recomendado que você faça o cultivo dentro da sua casa, com pouca luz solar. Utilize vasos de plantas para coloca-las próximas da sua casa ou da sua porta de entrada, em local fresco, mas que receba a luz solar, principalmente no horário da manhã, locais como portas e janelas são perfeitas para esse fim.
O plantio não deve ser feito apenas com uma mudinha, utilize muitas, porque é o conjunto de uma determinada espécie que alcança o objetivo de repelir os insetos indesejados de um determinado ambiente. A maioria das plantas que atuam como repelente natural resistem bem às temperaturas atuais, que são mais elevadas, mas não podemos esquecer de rega-la na frequência correta.
Algumas plantas necessitam de cuidados especiais no momento do plantio, como por exemplo o alecrim e a lavanda, que necessitam de um solo mais arenoso ou uma quantidade maior de calcário para crescerem de forma saudável. Já as demais espécies, o plantio pode ser realizado em um solo rico em húmus ou em terra preta, que é composto orgânico.
Conheça as plantas que são repelentes de insetos
- Manjericão: O manjericão é um tempero muito utilizado na culinária, mas não vamos citar as receitas maravilhosas que ele pode ser utilizado. Ele é uma das plantas repelentes de insetos. Se você quiser, pode utiliza-lo para criar um repelente natural para utilizar nos outros ambientes e até mesmo no corpo. Para transforma-lo em uma solução para ser utilizada em spray, faça da seguinte forma: faça um chá das folhas do manjericão com 120ml de água, coe e em seguida faça uma mistura com mais 120ml de Vodka, coloque em um frasco e borrife nas suas plantinhas. Você pode cultiva-los em vasos de vários portes, depende da quantidade que você deseja ter.
- Alecrim: Outra erva utilizada em temperos de alimentos em diversos pratos da culinária tradicional, mas ele hoje é a estrela como uma planta repelente de insetos, ótimo para ser utilizado no combate de mosquitos. Ele tem uma curiosidade, ele também repele os gatos de locais onde são indesejados, como a areia das crianças, basta espalhar algumas folhinhas pela caixa e tudo resolvido.
- Citronela: Uma das plantas mais famosas no combate aos indesejados insetos, a citronela pode ser utilizada de diversas formas diferentes, como: óleo, spray e até mesmo em velas para espantar os insetos de dentro da sua casa. Quando plantadas em vasos de plantas ou até mesmo no jardim, ela também ajuda a espantar mosquitos, moscas e também as indesejadas formigas. Suas folhas podem ser utilizadas para fazer um chá, que pode ser utilizado na limpeza da casa com um pano de chão ou ainda passar pelo corpo.
- Lavanda: Uma planta repelente de insetos que possui um aroma sensacional, um cheirinho delicioso, que ainda ajuda a repelir não apenas insetos, como pulgas e traças, que fazem um estrago por onde passam. Você pode pendurar feixes da planta, que dá em ramos, pela sua casa. Você também pode fazer sachês e colocar na sua gaveta, armários ou onde preferir. Além de repelir os insetos, vai deixar sua casa com um aroma delicioso.
- Hortelã: Uma erva deliciosa para utilizar em alguns temperos da culinária árabe e também para chás. Porém, ela também está na lista de plantas repelentes de insetos, sua atuação é com as formigas e mosquitos. Basta coloca-la em vasos espalhados ao redor da sua casa ou da sua horta.Temos a Linha Alta Drenagem que atende dos tamanhos 11 cm ao 20 cm para quem busca praticidade na rega, pois seu escoamento funciono de forma prática eficiente! Ideal para temperos e área externas.Acesse nossa loja online: https://www.lojaecovaso.com.br/
ecovaso, plantasrepelentes, Vaso Alta Drenagem, vasos, vasosplasticos
Esmeralda
muito bom saber sobre essas plantas repelentes
Taiani Cristina
Que bom que gostou de nossas dicas Sra. Esmeralda. Conte sempre conosco, att Equipe Ecovaso.