Como Cuidar das Suculentas
As suculentas são plantas resistentes e elegantes que exigem poucos cuidados. A razão é simples: suas folhas, troncos e raízes armazenam água, por isto sobrevivem com pouca água não necessitando de muitas regas.
Há uma diversidade muita grande de espécies de suculentas, com diferentes formas, cores e flores. Algumas espécies também têm sido utilizadas para fins medicinais, como é o caso do Aloe vera, Euphorbia e Portulaca, também conhecida como onze-horas. Cada uma delas tem seu charme especial.
Essas plantas podem embelezar ambientes internos e externos de sua casa, mas exigem alguns cuidados. Selecionamos alguns cuidados preciosos de como cuidar para que suas suculentas cresçam saudáveis.
Temperatura e Luminosidade
As suculentas são resistentes ao calor e se dão muito bem na luz, mas gostam de sombra também. Procure um cantinho onde a luz solar direta seja por pouco tempo. O ideal é a luz solar matinal, assim suas folhas não ficarão queimadas.
A temperatura ideal é de cerca de 10ºC a noite e, de 29ºC durante o dia.
Solo
O solo ideal para as suculentas é rico em matéria orgânica e com boa drenagem e arejamento para que as raízes não apodreçam. Existem no mercado substratos específicos para o desenvolvimento de suculentas, no entanto caso você não tenha acesso a estes, pode criar uma mistura com uma parte de terra vegetal para duas partes de areia grossa. Outra combinação é partes iguais de terra vermelha, húmus de minhoca, areia grossa para substrato e carvão mineral bem moído.
Água
No verão, as suculentas devem receber regas generosas, mas cuidado para não alagar as suas raízes. O ideal é regar só uma vez por semana. O solo deve ficar seco entre regas. No inverno, quando muitas espécies entram em dormência, a quantidade de regas deve ser reduzida.
Não coloque suculentas em vasos sem drenagem no exterior. Para mais facilmente compreender se existe excesso ou escassez de água, aqui ficam alguns sinais a serem observados:
- Excesso de água:as folhas vão descolorindo, ficando amareladas ou brancas. Mesmo nestas condições, a planta pode ainda ter salvação, caso as raízes estejam castanhas ou podres, corte as mesmas e replante a suculenta num outro vaso com substrato seco.
- Falta de água:As suculentas precisam de mais água no período de maior crescimento (primavera e verão) e a sua falta faz com que a planta pare de crescer e queda de folhas.
Adubação
É preciso ter cuidado para não o usar em excesso, pois em excesso pode causar o crescimento exagerado da planta: a suculenta ficará com folhas curtas e uma estrutura mais comprida, além de sensíveis às pragas.
O período indicado para o fazer é durante a primavera e o verão, interrompendo esta ação durante o inverno.
Cultivo em vasos
As suculentas são ótimas para serem cultivadas em vasos por ter suas raízes pouco profundas. Por isto você pode ser criativo e utilizar a mais variada forma de recipientes para as cultivá-las, desde vasos plásticos, magnéticos e até mesmo aquela xícara especial que você tem. Sempre levando em conta a drenagem e a luminosidade. Lembre-se que para uma boa drenagem você pode colocar camada de gravilha, cacos, brita, etc., no fundo do vaso para garantir o escoamento da água.
Mudas
Outra grande vantagem das suculentas é a facilidade da sua multiplicação. É possível criar novas mudas por divisão, separando as “mudinhas” que vão crescendo em volta da “planta mãe”, bastando replantá-las para darem origem a outra planta. Outra forma é através das folhas jovens retiradas da planta principal. Como terceira alternativa, tem as sementes que são produzidas por algumas espécies (ex.: Euphorbia).
Realmente, as suculentas são adoráveis e fáceis de cuidar. Eu sinceramente amo de paixão, tenho várias delas e, até aproveitei os vasos magnéticos da Ecovaso para enfeitar minha área de serviço onde pega aquela sol. Se você cultiva suculentas compartilhe com a gente nas nossas redes sociais!
Não se esqueça que a escolha do vaso é sempre muito importante em função da drenagem. A Ecovaso possui Vasos Plásticos de Alta Drenagem, feitos com matéria prima reaproveitada e 100% reciclável, ideal para as suculentas.
Visite nossa loja virtual e se, precisar de alguma ajudinha para escolher o vaso ideal estamos à disposição.