Quando Replantar e Mudar a Planta de Vaso
Ano novo, vida nova. Tempo de renovar. E com as plantas não poderia ser diferente. Tem uma fase que a planta começa a ficar sem vida, sem brilho e sem novas folhinhas. Você rega, troca de lugar e nada. Bate aquele aperto no coração. A melhor alternativa nesta hora é renovar a terra e, dependendo do tamanho da planta trocar o tamanho do vaso também.
Quando se cultiva uma planta em vaso, a terra é explorada ao máximo. Quando isto acontece é chegado um momento que os elementos nutritivos já não são mais encontrados pela planta. O adubo tem o seu ciclo de vida. Por isto depois de um tempo é necessário trocar uma parte da terra, ou toda ela, e avaliar se a mudança para um vaso maior é necessária. Realizar essa tarefa exigem alguns cuidados básicos, para que sua plante continue bonita.
O ideal é que mude a planta de vaso antes que a planta forme novas folhinhas ou botões. Muitas vezes, o fim do inverno é o melhor momento, no entanto às vezes não é possível esperar dependendo do caso e da sua plantinha.
Como fazer:
Para mudar a planta de vaso, é necessário ter uma mistura de terra adaptada às necessidades da planta. No nosso blog temos algumas dicas sobre as misturas. Escolha uma terra de boa qualidade, pois a próxima troca de vaso pode demorar.
Em geral, muda-se a planta para um vaso um pouco mais largo que o antigo. Esta largura maior deve ser de no mínimo de 2 cm. Atente-se a altura também.
Ao tirar a planta do vaso antigo, é necessário também arredar as raízes. Uma garra de mão ou se não tiver, um velho garfo o ajudará nesta tarefa. Com a garra, retire a terra penteando as raízes, como se tivesse penteando a juba de um cão. Não tenha medo de pôr as raízes a nú, retirando a terra das raízes.
No fundo do novo vaso, coloque uma camada de drenagem e um pouco de terra, como se fosse uma nova plantação. Arrume a planta e traga a terra nova de forma a preencher o espaço entre o torrão e a parede do vaso. Faça descer a terra neste espaço estreito e amontoe. Não deve permanecer bolsas de ar. Em seguida, acrescente a terra até alguns centímetros abaixo da borda do vaso (nunca se preenche rente a borda). Em seguida, regue com bastante água a base da planta (isso também permite preencher eventuais bolsas de ar). Não fertilize por alguns meses.
Outra opção:
Em vez de pôr a planta em outro vaso, pode-se apenas tirar a terra da superfície, ou seja, alterar a terra de 10 cm de altura, sem mudar o vaso ou até mesmo tirar a planta do vaso. Deite o vaso e faça cair toda a terra, pode-se raspar com uma ferramenta. Após retirar terra, preencher com a nova terra, de preferência uma mistura com adubos. Não esqueça de regar em seguida.
Antes de trocar o vaso da sua planta visite a Loja Ecovaso. A Ecovaso possui Vasos Plásticos, Vasos Magnéticos e Jardineiras, com boa drenagem, feitos com matéria prima reaproveitada e 100% reciclável, ideal para o cultivo de plantas. Na loja Ecovaso você também encontra terra para plantio, rico em nutrientes e fertilizantes para potencializar o processo de tratamento para plantas como orquídeas, samambaias e jardins.
Visite nossa loja virtual e se, precisar de alguma ajudinha é só chamar estamos à disposição!
Fonte: M. Jean-Michel GROULT