Trevo-de-Quatro-Folhas: O Amuleto da Sorte
Ano Novo chegando e todos procurando cercar-se de bons amuletos da sorte para que o ano venha com muita sorte. Logo, não poderíamos deixar de escrever sobre um amuleto natural: o trevo-de-quatro-folhas. Esta plantinha mimosa que é conhecida internacionalmente como o trevo da sorte e, representa um amuleto poderoso.
Na verdade o trevo-de-quatro-folhas é a designação popular dada a uma folha de trevo (qualquer das espécies do género Trifolium) que apresenta quatro folhas ao invés de três, que é o mais comum entre as espécies. Acredita-se que quem encontrar uma dessas folhas é um sinal de boa sorte, melhor ainda se for encontrado acidentalmente. Já será uma sorte encontrá-la.
Diz a lenda que no ano de 200 antes de Cristo, mestres, juízes e sacerdotes na Inglaterra e Irlanda consideravam o trevo-de-quatro-folhas sagrado por formar a imagem da cruz pelas quatro folhas, significando perfeita unidade e equilíbrio. Acreditavam que achar um trevo-de-quatro-folhas trazia sorte e sucesso. Outro significado estava relacionado ao número 4, por exemplo: como as quatros estações do ano, as quatro fases da Lua, os quatro elementos da Natureza ou ainda: Esperança, Fé, Amor e Sorte. Os Druidas (pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta) acreditavam que o trevo-de-quatro-folhas era portador de boa fortuna e aquele que possuísse um para si, seria capaz de absorver poderes da floresta e até mesmo a boa sorte dos Deuses. A lenda diz ainda que ao encontrar um trevo-de-quatro-folhas, o ideal é que você o dê de presente a um ente querido e próximo, pois assim, ambos serão mais afortunados e prósperos.
Pela grande procura do trevo-de-quatro-folhas hoje já é possível cultiva-lo, mas se faz necessário que eles estejam à uma temperatura de 25°C e em lugares úmidos. Se escolher plantá-las em vasos, não esqueça de preparar a drenagem no vaso. Agora se for plantá-la direto no solo, é preciso tomar cuidado para não se alastrar no jardim.
Para a rega, procure regá-los no mínimo três vezes por semana, se escolher plantá-las em vasos.
Quanto a luz, gostam de sol direito, mas são plantas dorminhocas que precisam estar no mínimo 8 horas diárias em lugares de escuridão para crescer e se desenvolverem melhor.
O trevo-de-quatro-folhas possui flores que são rosadas, pequenas e delicadas, (veja na foto acima) e são formadas na primavera e no verão.
Eu já plantei o meu , ficou um charme no vasinho magnético, compartilhei a foto aqui. E você? Se estiver com vontade de cultivar o trevo-de-quatro-folhas, a Ecovaso possui um mimoso kit do trevo de quatro folhas: Cada kit acompanha um vaso magnético, substrato, 4 bulbos em uma caixinha decorativa. É muito fácil cultivá-los. Também é um presentinho excelente para seus amigos queridos. Afinal de contas, como diz a lenda, ambos serão afortunados e prósperos.
Lembre-se que a Ecovaso possui Vasos Plásticos, Vasos Magnéticos e Jardineiras, com boa drenagem, feitos com matéria prima reaproveitada e 100% reciclável, ideal para o cultivo de plantas.
Visite nossa loja virtual e se, precisar de alguma ajudinha para escolher o vaso ideal estamos à disposição.
Fonte: Wikipédia, Nô Figueredo